segunda-feira, 3 de outubro de 2016

Resistir é preciso: Arte e política no Tocantins;


Pinturas rupestres na Serra do Lajeado
A relação entre arte e política pode se apresentar sob dois aspectos básicos: como arte ligada e a serviço de uma ordem política vigente e de um poder constituído; ou como arte engajada que critica esse mesmo poder e uma dada ordem vigente, relacionando mais a processos de lutas de caráter contestatório. (Napolitano, 2011)

Diante do que afirma o autor não podemos negar, por mais que alguns artistas o fazem – que não exista arte politica no Tocantins. Na nossa concepção há uma relação intrínseca entre arte e politica. Cabe, no entanto questionar se a arte está ligada e a serviço de uma ordem politica vigente ou se apresenta como arte engajada que critica a ordem estabelecida.
Napolitano (2011) apresenta uma “... proposta conceitual para situar os dois campos da arte politizada: a arte militante e a arte engajada. A primeira procura mobilizar as consciências e paixões, incitando a ação dentro de lutas políticas específicas, com suas facções ideológicas bem delimitadas, veiculando um conjunto de críticas à ordem estabelecida, em todas as suas dimensões; a segunda – a arte engajada – de caráter mais amplo e difuso, define-se a partir do empenho do artista em prol de uma causa ampla, coletiva e ancorada em “imperativo moral e ético” que acaba desembocando na política, mas não parte dela”.
Nessa perspectiva podemos dizer que a arte política no Tocantins está mais ligada à segunda. Pelo seu caráter mais amplo e difuso. Vemos claramente que não há uma ligação clara com uma facção ideológica, veiculando um conjunto de críticas á ordem estabelecida. Pelo contrário, mesmo abordando questões politicas, não fazem isso claramente. No entanto ao analisarmos os quilombolas e os indígenas vemos também características da primeira concepção de arte politica.
À arte dos quilombolas e dos indígenas está ligada à questão da sobrevivência e da resistência e não a um questionamento direto da ordem estabelecida. Eles não partem de um movimento organizado que apresenta um programa alternativo. Apesar de partir de uma situação especifica, não conseguem elaborar uma critica a ordem estabelecida e todas as suas dimensões.
Já os artistas tocantinenses em geral poderiam ser classificados na concepção de arte politica engajada. Sendo que o foco principal é o fortalecimento da própria arte, sobretudo de caráter regionalista – que muitas vezes acaba sendo apropriada pela ordem estabelecida, para fortalecer uma identidade cultural que na maioria das vezes só existe nos livros didáticos, pois na prática os povos tradicionais continuam sendo violentados e exterminados.

Ainda sobre essa questão Napolitano (2011) destaca que “a arte militante parte da política para atuar na tríade “agitação- propaganda-protesto”, dirigida pelos partidos e grupos politicamente organizados, enquanto a arte engajada chega na política a partir de uma atitude “voluntária e refletida” sobre o mundo. Em ambas vertentes, o problema da autonomia da arte (dimensão espiritual) e da linguagem (dimensão formal) está colocado como desafio, não apenas para o artista que produziu a obra, mas também para o crítico e o pesquisador que se debruçam sobre ela”. (Napolitano, 2011. Pag. 29).

Diante disso fica claro que a arte politica tocantinense é de fato uma arte politica engajada e não militante. Nesse sentido é fundamental uma profunda reflexão a cerca do problema da autonomia e da linguagem utilizada pelo artista. Sobretudo pelo fato de que a dependência do poder público através de editais interfere muitas vezes na autonomia do artista que tem que submeter se as regras estabelecidas para poder expor ou publicar os seus trabalhos.
Segundo Napolitano (2011)o problema da autonomia, situado dentro da tradição do “cânone ocidental”, e da dimensão propriamente estética da obra de arte que se quer engajada, está presente, mesmo quando o artista nega seu lado “expressivo” em prol de uma “comunicabilidade” com o público alvo de sua obra, ou seja: a consciência a ser educada, perturbada ou mobilizada pelo seu engajamento”. É o que percebemos claramente das obras de arte feita pelos artistas tocantinenses. Mas também pela necessidade de se enquadrar nos editais públicos para conseguir produzir e divulgar sua produção para que o público possa ter acesso à mesma.
Eis ai um dos grandes desafios para os artistas tocantinenses – seja os populares ou não. Fazer com que sua obra de arte chegue ao público sem que necessariamente precise se submeter à burocracia dos editais e assim perder a sua autonomia. Pois é fato que há uma grande produção artística no Estado, o que falta são espaços e condições para que os artistas possam divulga-los.
Uma alternativa para esse problema esta no exemplo da Cooperifa em São Paulo e outros exemplos de coletivos culturais que auto se organizam para produzir e divulgar sua arte, sobretudo descentralizadamente. O que se faz necessário no Tocantins, sobretudo no interior do Estado, onde a ausência de politicas públicas culturais e espaços para divulgação e apresentação de obras de arte é ainda mais deficitário.


*Artigo elaborado para disciplina de História da Arte, do Curso de Filosofia e Teatro da Universidade Federal do Tocantins. Para ler o artigo completo baixe no link: https://drive.google.com/drive/my-drive

Nenhum comentário:

Postar um comentário